Resenha de 20th Century boy and girls (Kdrama)

agosto 20, 2021

 


Olá doramigxs como vão? Aqui é a Alice para mais uma resenha. A pouco tempo iniciei uma onda extremamente chata de necessitar de dramas leves e se preferência aquelas comédias românticas bem clichês (dramas reflexivos me esperem, essa fase chata vai passar e voltarei para vocês, meus favoritos), e pelo fato deu já ter visto boa parte das comédias românticas fornecidas por nossa querida Dramaland, abri uma caixinha para me indicarem e este foi o escolhido entre tantas indicações incríveis. “20th Century boy and girls” é um drama sul-coreano categorizado como comédia romântica, lançado em 2017, 20th possui apenas 32 episódios de 30 minutos cada, estes que estão disponíveis no Viki Plus, Kocowa Pass e no Kingdom Fansub.

‘20th Century boy and girls’ é um drama que contará a história sobre um grupo de jovens adultos que se conhecem desde que se entendem por gente. “4 Bongos” é o nome dado ao grupo composto por Jin Jin, Ji Won, Ah-Reum e Young Shim, desde antes de nascerem eles já viviam no mesmo condomínio, e por conta disso, dividiam uma mesma van para ir e voltar da escola que frequentavam. A amizade sólida deles se faz presente durante todo o drama, sempre mostrando que o passar dos anos não os afasta, e sim, os aproxima. Como uma boa comédia romântica, temos muitos clichês dentro da trama, não clichês chatos e batidos como pessoa para atrapalhar a relação, os clichês existentes são aqueles que fazem nosso coração acelerar, como o fato dos integrantes do casal principal serem amigos de infância, serem vizinhos e terem sido o primeiro amor um do outro. Além destes, também veremos alguns clichês dentro do casal secundário, como o clichê de se conhecerem na juventude e se reencontrarem e sobre a relação cão e gato que se torna amor. Com isso, podemos facilmente definir que além de romances lindos e fofos, este drama falará principalmente sobre a amizade que o tempo construiu, e um pouco sobre o âmbito familiar.

Sa Jin Jin (Han Ye Seul) é uma atriz que chegou aos seus 35 anos sem nunca ter namorado, bom, ela namorou sim quando jovem, mas pelo fato de ter durado um período muito curto não é valido para conta. Ela é uma pessoa que é apaixonada pelo seu trabalho e pela vida, por ser uma pessoa fechada dentro do seu ambiente de trabalho e que preza muito os ‘bons modos’, por muitas vezes ela é taxada pelos atores e atrizes que trabalham junto a ela, como uma pessoa ignorante, entretanto, ela é totalmente diferente que gosta de se divertir. Com ela, podemos perceber a diferença de faces que os seres humanos têm, que é a face que mostramos aos no trabalho (o qual jin jin mostrava uma face fechada), a face que mostramos dentro de nossa casa (a qual Jin Jin se mostra como outra adulta qualquer, boa filha e irmã, que consegue migrar da preocupação com seus pais para a implicância com seu irmão), a face que mostramos com nossas melhores amigas (a qual ela se mostra como uma adulta que gosta de beber, falar sobre famosos e da vida das outras pessoas, mas acima de tudo, que se mostra preocupada e gosta de ver que suas amigas levam a vida bem), e não menos importante, a face que apresentamos ao estarmos diante daquele que amamos (que no caso dela, é de uma jovem apaixonada que sente ciúmes mais consegue controlar seus sentimentos e mostrar o quão importante é se mantem são em uma relação). Com perfeição, podemos ver a forma que a Jin Jin se porta quando cada pessoa está ao seu lado e seus sentimentos por essa pessoa. Por ser uma pessoa muito gentil (quase ingênua eu diria), muitas vezes a Jin Jin é exposta a situações desnecessárias, mas ela sempre consegue apresentar a outra face, mostrando o quão forte é.

Jin Jin
A Jin Jin sem dúvidas foi uma personagem incrível e com ela pudemos perfeitamente entender a diferença dos sentimentos das pessoas, muitas vezes as pessoas confundem o amor romântico com o amor de uma fã para com seu ídolo, e com ela, vemos que podemos amar de formas diferentes pois amor e admiração são tópicos opostos. Além disso, vamos ver muito sobre a questão familiar da Jin Jin por conta da fuga de sua irmã e como a família ‘superou’ esse trauma, a forma que se portam a tudo, e principalmente, a maneira com que eles sempre tentam se manter juntos, se apoiando incondicionalmente em todos os momentos.

Gong Ji Won (Kim Ji Seok) é um empresário que passou por muitas coisas durante a sua vida, perdeu seu pai para uma doença quando ainda era apenas uma criança, e alguns anos depois viu sua mãe seguir a vida e iniciar uma nova família, apesar de tudo isso, o condomínio onde ele passou boa parte de sua infância e juventude ajudou muito para que ele continuasse sua vida, principalmente as amigas que ele fez que sempre estiveram com ele, e até mesmo compartilharam com ele um momento único de suas vidas que foi satisfazer o último desejo de seu pai. Ji Won é um homem simples e sorridente, os momentos simples como tomar cerveja com os amigos ou ter uma refeição em família são o suficiente para fazê-lo feliz. Seu grande amor da juventude foi a maravilhosa, Sa Jin Jin, personagem a qual ele possui muitas lembranças boas, entretanto, situações externas fizeram com que ele se mudasse e perdesse o contato com as integrantes dos 4 Bongos. Porém, no momento em que retorna a Coreia, ele sente novamente o caloroso abraço de suas amigas, pois o tempo longe não faz com que os sentimentos mudem, apenas que o carinho entre eles cresça. Ji Won é um personagem que fala muito sobre valorizamos nossos próprios sentimentos , pois por muitas vezes os acontecimentos da vida faz com que criemos traumas e acreditemos que não vale a pena correr atrás de sermos felizes com quem amamos, ele pode ter demorado um pouco para perceber isso, mas assim que o faz, percebe que sua vida muda drasticamente e ele passa a sorrir todos os dias esquecendo das memórias ruins guardadas em seu passado.

Ji Won
Ji Won é um personagem que além de falar sobre amarmos a nós mesmos e nos valorizarmos, discorrerá acerca da relação familiar, ao perder seu pai viu seu mundo cair, e alguns anos depois, se viu inserido em uma nova família que sua mãe vinha construindo, família a qual fez com que ganhasse dois irmãos, uma irmã mais nova fruto do segundo casamento de sua mãe, Lee Ha-Ram, e um irmão mais velho, Anthony, que é filho do marido da sua mãe. Sem dúvidas eles iniciam uma linda relação de amizade e irmandade, pois se apoiam constantemente em seus trabalhos e projetos, além destes, eles criam tradições em dupla, como no dia da morte dos seus pais (no caso o pai do Ji Won e a mãe do Anthony) eles vão juntos ao memorial para poder reverenciar a pessoa. E um dos tópicos que mais gostei é que não desenvolvem um triângulo entre estes, apesar de haver uma confusão de sentimentos na cabeça do Anthony.

Aproveitando a deixa, Anthony (Lee Sang Woo) é um idol/ator, ele teve seus anos de glória quando estava dentro de um grupo idol em sua juventude, mas ao passar dos anos o grupo se desfez e a cada dia mais ele caia no esquecimento de seus fãs, e isso faz com que ele se sinta cada vez mais deprimido e solitário. Em seu caminho de encontrar um novo caminho para o estrelado ele aceita participar do programa We Got Married junto a sua antiga fã, Sa Jin Jin, aos poucos ele vai conhecendo mais a Jin Jin e ela mostra a ele a alegria de viver e aproveitar o que faz sem se cobrar muito, pois tratar as coisas com leveza as torna melhores. Momentaneamente a admiração que a Jin Jin sente pelo Anthony o confunde, mas não é um tempo logo, afinal, ele logo percebe o que precisava para seguir, e com seu novo caminho traçado, ele volta aos seus dias de felicidade. Este personagem sem dúvidas é interessante pois mostra que nada é para sempre, principalmente a fama, esta é um fator momentâneo que é sempre bom aproveitar ao máximo, bem como, ele mostra muito sobre acreditar em si, em principal, em seus valores, nunca ultrapassá-los para conseguir algo.

Não menos importantes, ainda temos as duas outras integrantes dos 4 Bongos, sendo estar, Ah-Reum e Young-Shim. Ah Reum  (Ryu Hyun Kyung) é uma aeromoça que também se encontra em seus 35 anos e não faz parte do padrão de beleza imposto pelos coreanos, mas não se importa com isso, por algumas vezes ela até chega a comentar que precisava emagrecer para se encaixar, porém, no momento seguinte ela voltava aos seus hábitos normais de ser feliz sem se importar com o número que poderia aparecer na balança depois. Ela é uma pessoa que adora beber com as amigas, se divertir muito e nunca leva desaforos (este é um dos motivos deu amar tanto ela), principalmente quando se trata de situações no trabalho como aeromoça, local que acontecem muitas situações desconfortáveis. Ah-Reum tem um motivo de vida bem definido, que é se casar o mais rápido possível para que a sua mãe finalmente pare de perturbá-la com isso. E esta é a grande reflexão que esta personagem traz, o fato de acreditar fielmente que esta preparada para algo, e realmente estar, pois estes sendo um deles o fator de morar sozinha, quando ela tomou a decisão de sair da casa dos seus pais aos 35 anos pensou que era o momento e que estava preparada, mas ao encarar de frente a situação percebe que não é um mar de rosas e o quão difícil é se libertar das memórias de um lugar, e principalmente, abrir mão de ver a pessoa que mais amamos (que são nossos pais) todos os dias.

Ah-reum

Não menos importante, temos a Young Shim (Lee Sang Hee), está que é a última integrante dos 4 bongos, é uma advogada que se formou a algum tempo e vive em busca de um emprego, apesar do processo de procura ter sido árduo, ela não se demora a achar um local que a aceite. E este local vive uma politica de trabalho que ela demora um pouco para se ajustar, esta politica que é “cobrar daqueles que tem e defender gratuitamente aqueles que não tem”, esse fator acaba pesando para ela, pois se vê entre o seu escritório falindo pelo fato do seu chefe estar sempre trabalhando gratuitamente e o valor moral que defender as pessoas gratuitamente oferece. A principal questão acerca da Young Shim é a situação dentro da sua casa, onde seu pai é um homem machista que está sempre fazendo ‘escândalos’ por conta de casos triviais como a falta de uma alga no café da manhã (não pessoas, ele não tinha nenhum problema, ele apenas fazia isso, e como nem a Young Shim e nem a mãe revidaram, ele continuou a fazer, pelo menos, ele não batia nelas, mas é ruim da mesma forma já que toda a gritaria mexe com o psicológico, não é algo bom ou que deva ser tratado como comum). A Young Shim é uma personagem que luta internamente todos os dias, pois sua vida não vai exatamente como ela esperava, e quando ela consegue ver uma luz, ela agarra com todas as forças e segue em frente na busca de sua felicidade.

Young Shin

Como já dito anteriormente, o drama apresenta Jin Jin e Ji Won como um casal principal extremamente saudável e regado a fofura, a relação deles não se deu com extrema rapidez, e sim, foi acontecendo de maneira natural com eles se reencontrando e vendo o lindo sentimento sendo reacendido. Poderemos acompanhar através destes muitos momentos emocionantes que são regadas a companheirismo entre eles e a maturidade da relação, eles sempre mostram ao outro o lado forte e um pouco do lado frágil, para que juntos consigam contornar os momentos ruins, transformando-os em momentos bons. Com este casal não vemos coisas como ciúme desnecessário, homem/mulher tentando atrapalhar a relação deles ou pais proibindo a relação, é realmente um casal bonito e simples que as vezes tem seus problemas no dia a dia, mas que conseguem passar por eles juntos, sem crises. Além do casal principal, também podemos ver um belo casal sendo apresentado no casal secundário, que é composto por Ah-Reum e Woo Sung. Eles são completos opostos que em um determinado momento se sentem atraídos um pelo outro, e como adultos, resolvem explorar esse sentimento, que muitas vezes causou estranheza e desconforto para eles, e esta reflexão deles de migrarem de amigos para namorados e ser estranho é incrível, já que é um processo de se acostumar com a situação e com o sentimento.

Ademais, o fator principal da trama é sobre o poder de uma amizade, jamais podemos subestimar o quanto um amigo pode ajudar, seja com uma palavra de conforto, um abraço ou qualquer outra ação. A amizade na trama é apresentada principalmente dentro dos 4 Bongos (o grupo dos protagonistas), eles estiveram juntos da sua infância até a vida adulta, e estiveram tão perto a ponto de não conseguirem enganar um ao outro, ao ouvir a voz ou ver as ações do amigo, eles já conseguem distinguir seus sentimentos (é muito engraçado ver a Jin Jin e o Ji Won tentando enganar a Ah Reum e a Young Shin e falhando miseravelmente). Esses laços fortes também podem ser vistos através da relação entre o Anthony e o Ji Won, que se tornou seu irmão. Bem como, podemos ver entre a Jin Jin e seu gerente, que é uma amizade tão forte que muitas vezes parece um amor de um pai para com sua filha.

Além destes que citei, ao longo dos episódios vamos sendo apresentadas a muitas reflexões sobre a vida e outros, como quando a Jin Jin é alvo de uma polemica falsa que envolvia um vídeo dela dormindo com um cara, por mais que não fosse ela no vídeo, a Jin Jin faz questão de prender a pessoa que divulgou o vídeo e deixar claro que a culpa não era dela e nem da pessoa que estava no vídeo como diziam, a culpa, na verdade, era da pessoa que compartilhou. A trama levanta muito a questão da injustiça a qual as mulheres são submetidas várias vezes, seja em casa ou no trabalho. Além disso, também veremos o drama tocar em questões como a depressão da irmã da Jin Jin (esse ponto ficou um pouco a mercê da interpretação), o assédio que as aeromoças são sujeitas, a podridão da indústria do entretenimento, traição, novas famílias e outros pontos.

Uma coisa que gostei muito nesse drama é a forma que caminham com a narrativa, onde aos poucos fazem com que a gente se apegue a todos os personagens a ponto de não sentir ódio, e apenas querer que todos possam encontrar sua felicidade na vida ao fazer o que gostam. As atuações do drama são muito boas pois ao mesmos tempo que conseguem fazer com que a gente ria, faz com que a gente se emocione (principalmente com a personagem da Kim Mi Kyung, ela sempre tem o poder de me fazer chorar), as osts são bem feitas e grudam na cabeça. Enfim, é o típico romance clichê que dá para assistir sem ter reclamações, muitas vezes, eu achei o drama muito parecido com Be Melodramatic, pela vibe de amizade e casal bonito e saudável sendo apresentado.

Por mais que eu tenha amado este drama, eu sou uma pessoa EXTREMAMENTE chata ao analisar narrativas de dramas, e vi duas coisinhas que eu reclamaria em 20th (esses pontos são dois que podem ser facilmente ignorados caso queira assistir o drama apenas focando no casal principal e na amizade entre os personagens principais), e os tópicos que tenho ressalvas é o fato de terem deixado algumas coisas bem rasas, coisas que tinham um bom fundamento para serem melhores desenvolvidas, como a vista da Young Shin para o mundo e até mesmo a sua aparição durante a trama, está é uma personagem riquíssima e que tinha muita coisa que poderia ter muitas outras reflexões dentro da vida que ela levava. E o outro é que senti que a narrativa criada para justificar o sumiço da irmã dela foi um pouco rasa demais, eles poderiam ter levantado essa pontuação antes para que houvesse um período maior de desenvolvimento. Ainda assim, gostei da forma que a inseriram na narrativa já traçada para os personagens principais. No mais, acho este drama é bem completo, não há reviravoltas irritantes ou terceira pessoa para atrapalhar a relação, as situações ‘problemáticas’ que inserem, conseguem resolver perfeitamente, e todos os personagens são conectados entre si e com bastante química em cena. ⠀⠀

Para não me alongar mais, terminarei essa pequena resenha indicando que assistam a 20th Century boy and Girls, ele é um drama simples e bonito, que dá para se assistir rápido e se conectar com os personagens de formas inimagináveis. Por ser um drama leve, o indico para assistirem quando estiverem vendo um drama mais pesado, como no meu caso, eu o assisti junto ao final de Youth of may, e esse auxílio do romance, em meio a tristeza que eu estava foi ótimo. Este também é aquele tipo de drama para assistir enquanto almoça ou em semana de prova, já que passa em um piscar de olhos. Agora me falem, vocês já assistiram a este drama? Se sim, o que acharam? Caso não, eu consegui fazer com que ele entre na listinha?


Para ver tirinhas deste drama, clique
AQUI

You Might Also Like

0 comentários

Postagens populares

Subscribe