Resenha de Yong Jiu Grocery Store (T-drama)

dezembro 31, 2020

 


Oi pessoas, como estão? Aqui é a Alice para mais uma resenha, e desta vez será sobre o drama: “Yong Jiu Grocery Store/Mercado Yong Jiu”, este é um drama taiwanês de 10 episódios, ele foi lançado em 2019, e se encontra disponível no App/Site do Viki (Esse drama está grátis lá).

Mercado Yong Jiu é um drama que vai contar de uma forma bem simples e cheio de nostalgia sobre a vida do Junlong, ele é neto do dono de mercado em uma cidade pequena, a história por trás do Mercado Yong Jiu e da comunidade em volta do mercado. O nome do mercado “Yong Jiu” foi dado para representar que aquele não é um lugar perfeito, apesar de ter 9 das 10 necessidades humanas, o mercado é um lugar onde a comunidade não se reúne apenas para fazer compras, eles vão lá para passar seu tempo e até mesmo para poder conversar enquanto olham o céu se mover. Esse drama traz reflexões como: perda, relacionamento abusivo entre mãe e filha, amores impossíveis, arrependimento, amor e acima de tudo, pertencimento.


Junlong cresceu sendo criado por seu avô, e vivia diariamente no mercado de sua família, no entanto, quando se formou no ensino médio, após um acidente, ele se muda para Taipei e não volta mais a pequena cidade, apenas quando seu avô se encontra a beira da morte e precisava que alguém cuidasse do mercado, ele resolve se deslocar a pequena cidade na intensão de vender o lugar, mas no pouco tempo que fica lá, ele lembra como é ter uma vida com menos cobranças, com felicidade, amor e carinho das pessoas queridas da comunidade, e depois de um choque de realidade, ele dá um salto de coragem abandonando sua vida fria e monótona, para a vida feliz que ele tinha em sua antiga cidade, quando volta para a cidade, ele percebe que ele deixou muitas pendências quando foi embora, e também, percebe o quão bom é ter pessoas para contar.

Nossa ‘mocinha’ da trama é a Zhao Jun, ela é uma mulher que foi criada apenas com sua mãe e sempre teve que ouvir coisas absurdas da pessoa que era para lhe dar mais carinho e atenção. Enquanto sua mãe envelhecia, ela se tornava mais amargurada das escolhas que fez na sua vida, e projetava toda a culpa na filha, com isso, Zhao Jun se tornou uma pessoa machucada, uma pessoa com uma carga enorme para carregar, e a vida sempre dava um jeito de a colocar para baixo. Desde criança ela vê sozinha e sem ajuda de ninguém, sofria bullyng por ter uma cor de cabelo diferente e não ter pai, resultante a isso acaba não criando laços afetivos com as pessoas a sua volta e nem abre brecha para que eles aconteçam, no entanto, quando o neto do dono do Mercado aparece na cidade e a trata como uma pessoa qualquer, quase como uma amiga de infância, ela começa a ceder espaço e deixar com que os laços se formem. Afinal, ela começa a se sentir pertencida a um lugar.

A trama em si é a jornada da descoberta do Junlong sobre a vida, como resolver seus problemas, perdoar, se colocar no lugar do outro, dentre outras coisas. Zhao Jun acaba despertando nele uma vontade, e o romance entre eles é bem leve, é lindo que conseguimos perceber o momento em que ele começa a vê-la de uma outra maneira, o momento em que ela se permite aproveitar, e até mesmo, o fato dele respeitar o espaço que ela pede, e no fim tudo acaba ocorrendo bem, afinal a relação deles é retratada com calma e respeito. Todos os personagens que estão na trama, mostram sua função para o crescimento do Junlong e das outras pessoas, seja o melhor amigo de infância que vai representar o perdão, seja a amiga de infância que vai representar o primeiro amor não concretizado ou o senhor que ele encontra no primeiro episódio, que é responsável pela decisão dele de dar um salto a sua felicidade.


A forma que a narrativa mostra o atual e o passo é bem interessante, em vários momentos eu me perguntava o motivo de certas ações dos personagens, e aí eles colocavam um flashback falando um pouco da vida dele, o motivo dele estar onde está. Eu acho que eu não poderia definir qual é o melhor flashback, no entanto, existem dois que são extremamente emocionante, um é de quando o Junlong tinha seus cinco anos, é mostrado no episódio 9, o ator mirim que o interpretou esta de parabéns, conseguiu me fazer chorar só em uma frase (não irei descrever a cena, apesar dela estar nas tirinhas que acompanham), a outra cena, também mostrada no episódio 9, é sobre o passado da mãe da Zhao Jun, eu realmente não gosto dessa mulher, no entanto, a história dela me comoveu, e o fato dela não ter abandonado a Zhao Jun em um lugar qualquer me encantou, por mais que ela não tivesse sido uma boa mãe, ela tentou deu o seu máximo cuidando da sua filha e deixando sua felicidade de lado por um longo tempo.

Este é um drama bem maduro, não há separações atoas, brigas de homens/mulheres por conta de mulher/homem, também não há relações estereotipadas. A trama vai falar sobre a comunidade e com isso, vemos ações de diferentes personagens que vão mostrar o seu amor por um mesmo lugar que é o mercado Yong Jiu. Para não me alongar mais, preciso deixar claro que eu amei poder ver esse drama, e recomendo a todas as pessoas que não viram um drama taiwanês ou que estão à procura de um drama onde a comunidade é o foco. Já estou ansiosa para fazer mais uma andança no Viki e achar um drama tão bom quanto este.






You Might Also Like

0 comentários

Postagens populares

Subscribe